SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43A argumentação sobre questões sóciocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento na sala de aulaA morada do educador: ética e cidadania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Docência Artista: arte, gênero e ético-estética docente. Educ. Rev. [online]. 2006, n.43, pp.35-56. ISSN 0102-4698.

Partindo do pressuposto de que a formação docente em arte é bastante precária, e que as relações de gênero estão implicadas na definição do discurso sobre arte e da docente em arte, pergunto pela possibilidade da constituição de uma docência artista, produzida através da escrita de si e relações de amizade, como formas possíveis de resistência, de subversão aos poderes subjetivantes (principalmente os que envolvem relações de poder e gênero), a partir da análise do trabalho de formação docente em arte, que vem sendo desenvolvido há cinco anos com um grupo de professoras na Universidade de Santa Cruz do Sul. Esta pesquisa é profundamente marcada pelas teorizações de Michel Foucault, por reverberações nietzschianas e pelas produções teóricas dos estudos feministas, ligadas à arte e educação. Os eixos de análise para o material empírico (textos diversos, cartas, memoriais, portfólios, diários de campo) emergem da produção teórica de Foucault: escritas de si, amizades, arte e docência e uma etopoética docente. O texto sintetiza a tese de doutorado concluída em 2005 e aponta para a dimensão ético-estética da docência.

Palavras-chave : Ensino de Arte e Gênero; Formação Docente; Ético-Estética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )