SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43A morada do educador: ética e cidadaniaPossíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

TRAVERSINI, Clarice Salete. Debite um analfabeto no seu cartão: a solidariedade com estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estado. Educ. Rev. [online]. 2006, n.43, pp.73-94. ISSN 0102-4698.

Adotar analfabetos, multiplicar sujeitos solidários e empresariar o analfabetismo foram consideradas neste artigo como práticas “solidárias”, cujos efeitos esperados são a redução do analfabetismo e o aumento da responsabilidade da sociedade civil na solução dos problemas sociais do país. Tal argumento foi construído por meio do estudo de uma parcela dos discursos do Programa Alfabetização Solidária (PAS), criado em 1997, como uma política nacional para erradicação do analfabetismo no Brasil. A pesquisa contou com os estudos de governamento e governamentalidade inspirados em Michel Foucault e com a análise de um conjunto de publicações do PAS, editadas periodicamente (1997-2002) com ampla circulação nacional. A pesquisa possibilitou aguçar o olhar para amultiplicidade dos usos da solidariedade nas últimas décadas. Com isso, ao se enredar na racionalidade neoliberal, a solidariedade constitui-se em uma estratégia que, ao mesmo tempo, promove a alfabetização de jovens e adultos e pode potencializar a desresponsabilização do Estado em relação aos direitos sociais.

Palavras-chave : Alfabetização de Jovens e Adultos; Governamentalidade; Programa Alfabetização Solidária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )