SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Charge an illiterate person to your credit card: solidarity as a strategy to teach reading and writing and free the State of this responsibilityA sociological profile of students of a Brazilian School of Education FaE/UFMG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

VIEIRA, Maria Clarisse. Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão. Educ. Rev. [online]. 2006, n.43, pp.95-110. ISSN 0102-4698.

Este artigo discute a proposta de avaliação nacional criada para a área de EJA, denominada Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Encceja). Inicialmente, situa as políticas públicas do EJA no interior da reforma de ensino implementada no Brasil, a partir da década de 1990. Analisa os principais documentos referentes ao Encceja, discutindo os possíveis significados de sua implementação na política educacional brasileira. Com base em autores que transitam no campo da educação e do trabalho, problematiza a centralidade dos processos de avaliação nacional e os significados da noção de competência subjacentes ao Encceja.

Keywords : Política Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Sistema Nacional de Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )