SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Debite um analfabeto no seu cartão: a solidariedade com estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o EstadoUm perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VIEIRA, Maria Clarisse. Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questão. Educ. Rev. [online]. 2006, n.43, pp.95-110. ISSN 0102-4698.

Este artigo discute a proposta de avaliação nacional criada para a área de EJA, denominada Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Encceja). Inicialmente, situa as políticas públicas do EJA no interior da reforma de ensino implementada no Brasil, a partir da década de 1990. Analisa os principais documentos referentes ao Encceja, discutindo os possíveis significados de sua implementação na política educacional brasileira. Com base em autores que transitam no campo da educação e do trabalho, problematiza a centralidade dos processos de avaliação nacional e os significados da noção de competência subjacentes ao Encceja.

Palavras-chave : Política Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Sistema Nacional de Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )