SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Possíveis impactos das políticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos: O ENCCEJA (2002) em questãoLa Formación continuada del profesor universitario: el papel de la clase metodológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

RIBEIRO, Henrique Melo Franco  y  VIANA, Maria José Braga. Um perfil sociológico do aluno atual do curso de Pedagogia da FaE/UFMG. Educ. Rev. [online]. 2006, n.43, pp.111-136. ISSN 0102-4698.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi traçar um perfil sociológico de alunos do curso de Pedagogia da FaE/UFMG. Para tanto, procedeu-se a uma análise de conteúdo de um corpus de 122 autobiografias escolares redigidas por alunos desse curso - 7º/8º períodos dos turnos diurno e noturno, respectivamente, dos anos de 2002 e 2003. O levantamento e a análise dos dados - que foram também organizados em tabelas - se pautaram em três grandes eixos - ou blocos de conteúdo -, propostos a priori. O primeiro eixo trabalhou com dados demográficos; o segundo cuidou dos familiares, com foco na escolaridade e ocupação dos pais; enquanto o terceiro processou informações relativas às trajetórias escolares dos investigados, juntamente com os dados sobre a concomitância trabalho/estudos. Alguns traços, dentre outros, marcaram nitidamente “esse” retrato, em termos de sua predominância. Em primeiro lugar, a presença do sexo feminino; em segundo, no passado escolar, a freqüência à escola pública e à modalidade técnico/ profissionalizante no ensino médio; em terceiro lugar, o forte per tencimento aos meios populares; finalmente, a necessidade de conciliar trabalho e estudo desde o ensino médio. Ressalta-se que um desdobramento dessa investigação está na percepção de que parte significativa desses alunos não tinha, na origem, condições socioculturais e econômicas que fossem favorecedoras do seu acesso ao ensino superior, essa situação se constituindo num dos traços importantes deste perfil.

Palabras clave : Perfil Sociológico; Trajetórias Escolares; Autobiografias Escolares; Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )