SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43O curso de Pedagogia e a formação inicial do professor para o trabalho com os saberes disciplinares de MatemáticaUniversos da devoção, sabedoria e moral: as Bibliotecas Juvenis Garnier (1858- 1920) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. A criação da disciplina escolar Matemática no Brasil e seu primeiro livro didático. Educ. Rev. [online]. 2006, n.43, pp.173-188. ISSN 0102-4698.

Este estudo tem por objetivo apresentar o primeiro livro didático de  atemática - editado em São Paulo, a partir da criação da disciplina no Rio de Janeiro, por iniciativa do então diretor do Colégio Pedro II, Euclides Roxo - e o contexto em que a obra travou disputa com o mercado carioca e os livros do próprio Colégio Pedro II, que estavam sendo elaborados para atender o ensino integrado dos ramos matemáticos. A análise da obra didática lança mão do arsenal teórico-metodológico dado pelo campo denominado “História das Disciplinas Escolares”, que tem em André Chervel seu principal representante. Utiliza-se, ainda, o APER - Arquivo Pessoal Euclides Roxo, como fonte de pesquisa para compreensão do momento em que se dá o lançamento do primeiro livro didático de Matemática no Brasil.

Palavras-chave : Livro Didático; Disciplina Escolar; História da Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )