SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Resistance in the classroom: between failure and indignationTheoretical and methodological notes about teaching practices in the beginning of the educational process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

DIONISIO, Maria de Lourdes. Facetas da literacia: processos da construção do sujeito letrado. Educ. Rev. [online]. 2006, n.44, pp.41-67. ISSN 0102-4698.

Partindo-se de um entendimento de literacia como prática socialmente situada que implica quer a manipulação da palavra escrita, quer comportamentos, valores, crenças, e saberes sobre o que pode ser dito e feito, como e com que “acessórios”, num domínio de prática particular, discutem-se, neste texto, algumas estratégias que, no âmbito da leitura realizada na escola, têm por função assegurar uma dada configuração da literacia e do sujeito que aí é reconhecido como letrado. Para além das estratégias discursivas que, na aula de língua portuguesa e em manuais escolares, conformam as características do leitor legítimo, discutem-se as representações de leitura e de leitor veiculadas pelos textos antologiados num corpus de manuais escolares. Entre as principais conclusões, destaca-se a visão restrita das funções sociais da leitura bem assim como do papel do leitor, construído que é numa prática de aceitação daquilo que uma voz com autoridade define como a prática de leitura que conta naquele contexto.

Keywords : Literacia; Discurso da Aula; Manuais Escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )