SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Resistencia en el aula: entre el fracaso y la indignaciónApontamentos teórico-metodológicos sobre a prática de ensino na formação inicial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

DIONISIO, Maria de Lourdes. Facetas da literacia: processos da construção do sujeito letrado. Educ. Rev. [online]. 2006, n.44, pp.41-67. ISSN 0102-4698.

Partindo-se de um entendimento de literacia como prática socialmente situada que implica quer a manipulação da palavra escrita, quer comportamentos, valores, crenças, e saberes sobre o que pode ser dito e feito, como e com que “acessórios”, num domínio de prática particular, discutem-se, neste texto, algumas estratégias que, no âmbito da leitura realizada na escola, têm por função assegurar uma dada configuração da literacia e do sujeito que aí é reconhecido como letrado. Para além das estratégias discursivas que, na aula de língua portuguesa e em manuais escolares, conformam as características do leitor legítimo, discutem-se as representações de leitura e de leitor veiculadas pelos textos antologiados num corpus de manuais escolares. Entre as principais conclusões, destaca-se a visão restrita das funções sociais da leitura bem assim como do papel do leitor, construído que é numa prática de aceitação daquilo que uma voz com autoridade define como a prática de leitura que conta naquele contexto.

Palavras-chave : Literacia; Discurso da Aula; Manuais Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )