SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Novas regulações escolares: quais os impactos sobre as preocupações dos professores? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LESSARD, Claude Lessard. Regulação múltipla e autonomia profissional dos professores: comparação entre o Quebec e o Canadá. Educ. Rev. [online]. 2006, n.44, pp.143-163. ISSN 0102-4698.

Este artigo traz uma análise comparativa Canadá/Quebec de interrelações: de um lado, três modelos de regulação da educação (a burocracia estatal, a profissão e o mercado); e, de outro, a autonomia profissional dos professores. A noção de autonomia profissional dos professores, tal como é veiculada pelas associações profissionais e sindicatos canadenses e quebequenses, permite analisar a evolução desses modos de regulação. Adotando um ponto de vista neo-institucionalista, o artigo mostra que a autonomia profissional reivindicada ou defendida pelos professores como por suas associações sindicais repousa mais sobre as atividades percebidas como centrais por esses atores que sobre aquelas ditas periféricas. Isto permite compreender a força da reação no restante do Canadá contra a centralização do currículo e a padronização da avaliação da aprendizagem e a relativa acomodação dos professores quebequenses à participação nos conselhos escolares e na participação dos pais. Nesses dois contextos, entretanto, constatamos uma resistência à reorganização do trabalho dos professores.

Palavras-chave : Regulação; Autonomia Profissional dos Docentes; Responsabilidade; Participação; Reorganização e Defesa do Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )