SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Regulação múltipla e autonomia profissional dos professores: comparação entre o Quebec e o CanadáEvolução do modo de regulação escolar e reestruturação da função de diretor de escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

RIOPEL, Marie-Claude. Novas regulações escolares: quais os impactos sobre as preocupações dos professores?. Educ. Rev. [online]. 2006, n.44, pp.165-184. ISSN 0102-4698.

Desde o início dos anos 1990, os ministérios educacionais distritais têm implementado por todo o Canadá um número de novas políticas e reformas. Levará algum tempo para que estas mudanças tenham um impacto visível em escolas e salas de aula, mas, nos últimos cinco anos ou mais, esses efeitos têm se tornado aparentes e estão ainda em desenvolvimento. Os professores se encontram na situação complexa da necessidade de manter um mínimo de comprometimento para atuar com dedicação profissional e. ao mesmo tempo, com a necessidade de serem flexíveis e adaptáveis por causa das condições do trabalho em desenvolvimento e do contexto político. O Estudo de Pessoal Escolar iniciou uma investigação sobre as preocupações diárias dos professores em relação aos seus trabalhos. Este artigo relata as preocupações que foram reveladas através da análise de 240 entrevistas conduzidas com professores em escolas de ensino médio e fundamental em três distritos canadenses.

Palavras-chave : Regulações; Políticas Escolares; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )