SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Novas regulações escolares: quais os impactos sobre as preocupações dos professores?Regulação educativa na América Latina: repercussões sobre a identidade dos trabalhadores docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CATTONAR, Branka. Evolução do modo de regulação escolar e reestruturação da função de diretor de escola. Educ. Rev. [online]. 2006, n.44, pp.185-208. ISSN 0102-4698.

Nos dez últimos anos, os sistemas educacionais de todas as províncias do Canadá sofreram transformações importantes no que diz respeito ao seu modo de regulação, o que repercutiu nas condições e no teor do trabalho dos atores escolares. Nosso artigo propõe-se a estudar os efeitos dessas transformações sobre o trabalho dos diretores de escola. Como eles as percebem? Como vivem, concebem e exercem hoje a sua função? Tentaremos responder a essas perguntas com base nos resultados de uma pesquisa realizada em 2005, por meio de questionários, junto a 2.144 diretores de escolas primárias e secundárias de todo o Canadá. A pesquisa revela notadamente que a maioria dos diretores tem uma visão relativamente matizada em relação aos impactos das transformações escolares, mostrando ao mesmo tempo que seu trabalho envolve o exercício de grande número de responsabilidades e parece proporcionar-lhes satisfação profissional no tocante a vários aspectos.

Palavras-chave : Diretor de Escola; Concepções do Trabalho; Transformações Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )