SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Regulação educativa na América Latina: repercussões sobre a identidade dos trabalhadores docentesAs reformas do ensino secundário: as lições das transferências Norte-Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BORGES, Cecília. Colaboração docente e reforma dos programas escolares no Quebec. Educ. Rev. [online]. 2006, n.44, pp.229-255. ISSN 0102-4698.

O presente artigo aborda o tema da colaboração docente no âmbito das reformas e políticas educativas atuais. Ele se apóia em resultados de uma pesquisa sobre as práticas colaborativas de um grupo de docentes no contexto de implantação do programa do ensino secundário quebequense. Ele busca pôr em evidência as práticas, as motivações e os fatores que contribuem para a colaboração entre os docentes, assim como os desafios por eles encontrados no seu cotidiano de trabalho. Ele sugere que, mesmo sendo vista favoravelmente, a colaboração não se integra facilmente às práticas docentes, ainda mais no contexto atual em que se impõe uma maior regulação do trabalho no seio da organização escolar. Finalmente, à luz de seus resultados, ele aponta algumas tensões e questionamentos que parecem constituir promissoras pistas de reflexão sobre o assunto.

Palavras-chave : Colaboração Docente; Trabalho Coletivo; Práticas Colaborativas; Ensino Secundário; Programa Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )