SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A mudança no modelo de ensino e de formação na engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

WERLE, Flávia Obino Corrêa; BRITTO, Lenir Marina Trindade de Sá  e  NIENOV, Gisele. Escola Normal Rural e seu impresso estudantil. Educ. Rev. [online]. 2007, n.45, pp.81-105. ISSN 0102-4698.

Este texto discute o conteúdo do impresso estudantil A Voz da Serra, periódico dos alunos da Escola Normal Rural La Salle, de Cerro Largo, Rio Grande do Sul, que foi publicado no período de 1946 a 1950. Conclusões indicam que, embora os variados títulos que o jornal recebeu, ao longo do tempo, acenassem para a especificidade rural da formação ministrada no curso, os temas nele tratados não davam prioridade ao mundo rural. Poucas eram as matérias que tematizavam essa realidade e formas de nela intervir. Assim, podemos levantar como hipótese de trabalho que, embora o objetivo da escola fosse a formação do professor para a zona rural, o veículo mantido pelo grêmio de alunos exprimia mais a socialização e a formação religiosa impressa na escola do que a formação para o campo e para a vida rural declarada no curso.

Palavras-chave : Impressos Estudantis; Escola Rural; Formação do Professor Rural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )