SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Verdade e veracidade na sociologia do conhecimento educacionalCríticas e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PACHECO, José Augusto  e  PEREIRA, Nancy. Estudos curriculares: das teorias aos projectos de escola. Educ. Rev. [online]. 2007, n.45, pp.197-221. ISSN 0102-4698.

Desde a sua génese até à actualidade, o campo de Estudos Curriculares tem sido marcado pela divergência de argumentos, situados tanto no plano dos discursos académicos quanto no terreno das práticas escolares. Se a desordem conceptual, sobretudo entre tradicionalistas e reconceptualistas, tem originado uma pluralidade de escritos, redigidos em diferentes contextos (social, económico, cultural, político e ideológico), as práticas curriculares têm seguido um percurso quase único, ditado por normas e regras nem sempre fáceis de alterar. Com este texto pretendemos retomar a discussão sobre as teorias do currículo, confrontando, de um lado, a teoria de instrução e a teoria crítica, num debate que ainda se trava entre neotylerianos e neoreconceptualistas, ou entre tradicionalistas e reconceptualistas, e, de outro, a dissonância entre discursos e práticas de construção do currículo ao nível da realidade portuguesa. Sobre este último aspecto, argumentaremos que os projectos de escola estão mais próximos da teoria de instrução do que da teoria crítica, na medida em que resultados de investigação permitem concluir que são projectos essencialmente administrativos e burocráticos, obedecendo a uma lógica de normatividade, construtora de uma identidade de legitimação.

Palavras-chave : Estudos Curriculares; Teoria de Instrução; Teoria Crítica; Projectos de Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )