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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CUNHA, Marcus Vinicius da; RIBEIRO, Aparecida Pin  y  RASSI, Nicole. A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey. Educ. Rev. [online]. 2007, n.46, pp.83-107. ISSN 0102-4698.

Este artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de “apropriação” e “recontextualização” presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos o livro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.

Palabras clave : John Dewey; Discurso Pedagógico; Aristóteles; Pensamento.

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