SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancasO tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CUNHA, Marcus Vinicius da; RIBEIRO, Aparecida Pin  e  RASSI, Nicole. A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey. Educ. Rev. [online]. 2007, n.46, pp.83-107. ISSN 0102-4698.

Este artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de “apropriação” e “recontextualização” presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos o livro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.

Palavras-chave : John Dewey; Discurso Pedagógico; Aristóteles; Pensamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )