SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John DeweyMovimentos sociais e experiência geracional: a vivência da infância no Movimento dos Trabalhadores sem Terra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SARMET, Maurício Miranda  e  ABRAHAO, Júlia Issy. O tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras. Educ. Rev. [online]. 2007, n.46, pp.109-141. ISSN 0102-4698.

Na Educação a Distância (EaD), o processo pedagógico pode ser mediado por aplicativos informatizados, muitas vezes utilizando a Internet como via de acesso. Essa mediação contribui para o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem e estrutura o papel dos diferentes atores dessa relação. O objetivo do presente estudo é investigar o impacto do uso de ferramentas informatizadas na atividade dos tutores de cursos via Internet. A amostra foi composta por 4 tutores, com características distintas. Utilizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho e foram realizadas entrevistas, análises de interação e observações, o que permitiu a elaboração de uma crônica da atividade dos tutores. Os resultados apontam a incerteza e variabilidade das demandas dos alunos e o impacto das ferramentas informatizadas na atividade. Discute-se a necessidade de compreender quem é o tutor na EaD, fornecendo parâmetros para a concepção de ferramentas que facilitem o trabalho.

Palavras-chave : Ergonomia Cognitiva; Tarefas Cognitivas Complexas; Educação a Distância; Sistema Informatizado; Tutor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )