SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença?A sexualidade adolescente como foco de investimento político-social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FURLANI, Jimena. Sexos, sexualidades e gêneros. Educ. Rev. [online]. 2007, n.46, pp.269-285. ISSN 0102-4698.

Apresento um exercício de análise cultural, a partir da frase “Que bicho é esse?” - do livro paradidático infantil (Lopes, 2000) para se referir a “sexo” e “sexualidade”. Problematizo as potencialidades reflexivas da Educação Sexual tendo como referência a “Pedagogia dos Monstros” (Cohen, 2000) e a “desconstrução” como método analítico, articulando-as com teorizações nos campos dos Estudos Culturais e Feministas, sob a perspectiva pós-estruturalista de análise. Na Escola “os sexos”, “as sexualidades” e “os gêneros” podem ser pensados como “monstros curriculares”, assim como todo assunto marcado pela polêmica, pela provisoriedade, pela normalização. Como fenômeno metafórico cultural "os monstros" subordinam-se aos padrões hegemônicos da cultura normativa ao mesmo tempo em que resistem a eles. Essa resistência permite que, na Educação Sexual, os processos constituintes da normalidade e da desigualdade possam ser permanentemente postos em questão.

Palavras-chave : Educação Sexual; Educação; Gênero e Sexualidade; Currículo e formação de Educadoras/res.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )