SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A sexualidade adolescente como foco de investimento político-social“Qual destas moças é você?” o autoconhecimento produzido pelos testes da imprensa feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SOARES, Rosângela. “Fica comigo”: juventude e pedagogias amorosas/sexuais na MTV. Educ. Rev. [online]. 2007, n.46, pp.311-335. ISSN 0102-4698.

Este trabalho analisa as pedagogias amorosas/sexuais produzidas pela cultura de mídia; especificamente, um programa de namoro na TV, denominado Fica comigo, da MTV. Esse programa, como toda a programação da MTV, é direcionado a jovens, público-alvo da emissora. Destina-se a jovens que buscam, através da emissora, um/a namorado/a. O querido ou a querida, como são denominados/as os/as que vão “descolar” um/a namorado/a, procuram pelo/a parceiro/a no programa televisivo. Já os/as que disputam o querido ou a querida são denominados de interessados/as. O presente trabalho tem como objetivo o exame crítico do Fica comigo a partir das seguintes questões: Como se constitui uma pedagogia amorosa/sexual para jovens nesse programa? Que rituais, linguagens, comportamentos e práticas são postos em ação nos encontros entre jovens no Fica comigo? O que esse programa pode nos sugerir sobre as práticas amorosas/sexuais da juventude na contemporaneidade?

Palavras-chave : Juventude; Sexualidade; Mídia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )