SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Desconforto e invisibilidade: representações sobre relações de gênero entre sindicalistas docentesImplicações metodológicas do processo de formação do leitor e do produtor de textos na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GUIMARAES, Glaucia  e  BARRETO, Raquel Goulart. Linguagens na TV. Educ. Rev. [online]. 2008, n.47, pp.41-54. ISSN 0102-4698.

Este artigo aborda questões relativas às estratégias discursivas utilizadas na produção dos textos televisivos. Com base na Análise Crítica de Discurso (ACD), nos termos em que é formulada por Norman Fairclough, o trabalho analisa os modos pelos quais as linguagens (incluindo materiais semióticos diversos) são articuladas na/pela TV, sistematiza as relações entre a articulação de linguagens e a produção de efeitos de sentido, bem como os modos de sua inscrição nas tendências discursivas contemporâneas, a saber: democratização, tecnologização e comodificação. A partir das relações entre as práticas de linguagem e as tendências destacadas, o artigo tece considerações sobre as condições de produção de leituras críticas dos textos multimidiáticos, nas suas múltiplas dimensões: dos contextos e mecanismos da produção textual à pluralidade constitutiva de sua recepção.

Palavras-chave : Linguagens; Televisão; Efeitos de Sentido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )