SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Linguagens na TVO educador de jovens e adultos e sua formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

RIZZATTI, Mary Elizabeth Cerutti. Implicações metodológicas do processo de formação do leitor e do produtor de textos na escola. Educ. Rev. [online]. 2008, n.47, pp.55-82. ISSN 0102-4698.

Este artigo focaliza a atuação do professor na formação do leitor e do produtor de textos no início da escolarização, discutindo, à luz de princípios teóricos da Lingüística Textual e das ciências cognitivas, implicações metodológicas que parecem relevantes na instrumentalização da capacidade discente para os atos de ler e de produzir textos de modo proficiente. Trata-se de uma reflexão que considera dados coletados junto a educadores infantis e professores de séries iniciais, pós-graduandos em Educação, em uma análise que topicaliza atividades de interpretação de texto e atividades de produção textual. O objetivo do estudo é relacionar habilidades docentes de leitura e escrita, opções metodológicas no trato com essas questões e maiores ou menores possibilidades de desenvolvimento de tais habilidades nos alunos nesses níveis de ensino.

Palavras-chave : Leitura; Produção Textual; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )