SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47As testemunhas e o ensino da história: uma abordagem didática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MATTOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio. Educ. Rev. [online]. 2008, n.47, pp.135-155. ISSN 0102-4698.

Quantas potencialidades tem o currículo de história em relação à educação para o patrimônio? Como o professor de história pode realizar este compromisso? Com qual progressão dos conhecimentos significativos e das operações cognitivas? Com quais estratégias didáticas? Com quais processos de aprendizagem? Para responder a tais perguntas, raciocinarei, primeiramente, sobre a relação entre as marcas do passado, o território, os bens culturais e o patrimônio, valendo-me, principalmente, das contribuições de Cicerchia (2004), Branchesi (2006), Gardner (1991; 1993), Nardi (1996) e Pansini (2004). Os quatro termos compõem um mapa conceitual que pode orientar as escolhas curriculares, nos diferentes níveis da educação básica. A seguir, apresentarei, em linhas gerais, uma proposta de currículo que vimos amadurencendo ao longo dos anos de atividade docente e de pesquisadores (I. MaTTOZZIi, e TONTO, G. Di (a c. di), 2000; MATTOZZI, I. (a cura di), 2005; MATTOZZI, I. 1990; MATTOZZI, I. 1990), ressaltando como esta pode servir para a educação para o patrimônio e contribuir para a formação histórica de crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Educação para o Patrimônio; Ensino de História; Currículo de História; Eucação para o Patrimônio e Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )