SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Currículo de história e educação para o patrimônioA insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo em aulas de história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

FINK, Nadine. As testemunhas e o ensino da história: uma abordagem didática. Educ. Rev. [online]. 2008, n.47, pp.157-178. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é examinar intenções, práticas e aportes da utilização do testemunho oral no ensino da História. Em primeiro lugar, mostraremos as principais preocupações e potencialidades implicadas no recurso à memória das testemunhas, no ensino da História. Depois, estudaremos as motivações inerentes a esse recurso e às diferentes maneiras de contemplá-lo. Proporemos, então, um retrato das práticas escolares em matéria de testemunho oral como sendo uma entrada na História pela empatia e/ou como alavanca cognitiva, favorecendo o desenvolvimento do pensamento histórico dos alunos. Destacaremos o interesse e os limites, a eficácia e os obstáculos que essas práticas induzem.

Palabras clave : Testemunho Oral; Ensino da História; Didática da História.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )