SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Currículo de história e educação para o patrimônioA insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo em aulas de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FINK, Nadine. As testemunhas e o ensino da história: uma abordagem didática. Educ. Rev. [online]. 2008, n.47, pp.157-178. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é examinar intenções, práticas e aportes da utilização do testemunho oral no ensino da História. Em primeiro lugar, mostraremos as principais preocupações e potencialidades implicadas no recurso à memória das testemunhas, no ensino da História. Depois, estudaremos as motivações inerentes a esse recurso e às diferentes maneiras de contemplá-lo. Proporemos, então, um retrato das práticas escolares em matéria de testemunho oral como sendo uma entrada na História pela empatia e/ou como alavanca cognitiva, favorecendo o desenvolvimento do pensamento histórico dos alunos. Destacaremos o interesse e os limites, a eficácia e os obstáculos que essas práticas induzem.

Palavras-chave : Testemunho Oral; Ensino da História; Didática da História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )