SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47A insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo em aulas de históriaA escrita de Clio nos temp(l)os da Mnemósime: olhares sobre materiais pedagógicos produzidos pelos museus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PELLIZZONI, Gisela Marques  e  MIRANDA, Sonia Regina. De relicários a janelas: objetos materiais como mensageiros da (investig)ação escolar. Educ. Rev. [online]. 2008, n.47, pp.197-216. ISSN 0102-4698.

Este artigo pretende discutir a potencialidade pedagógica inerente à produção de objetos de cultura material e o estímulo à sua circulação entre escola e famílias. Baseia-se em experiência de pesquisa que culminou na elaboração de uma dissertação de Mestrado relativa à temática da cultura popular na escola. O foco particular assumido nesta discussão recai sobre o circuito percorrido por caixas compostas por objetos mnemônicos produzidos e selecionados pelas próprias crianças e em que medida tais objetos foram apropriados e resinificados pelas famílias.

Palavras-chave : Ensino de História; Cultura Popular; Memória; Objetos de Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )