SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou o do pensamento crítico?A formação de professores e os currículos praticados em um movimento de educação popular na Rocinha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Cinthia Lopes da; VELOZO, Emerson Luís  e  RODRIGUES JR, José Carlos. Pesquisa qualitativa em educação física: possibilidades de construção de conhecimento a partir do referencial cultural. Educ. Rev. [online]. 2008, n.48, pp.37-60. ISSN 0102-4698.

Este trabalho aponta pressupostos para a pesquisa qualitativa em Educação Física, a partir de revisão de literatura, com base no referencial cultural. Primeiramente, apresentamos o debate sobre as Ciências da Natureza e Ciências Humanas e implicações para a Educação Física; em seguida, partimos de um eixo cultural como base para as pesquisas na área, propondo a “descrição densa” como possibilidade de construção de conhecimento; finalmente, trazemos exemplos de estudos realizados a partir do enfoque em questão. Esse aporte teórico-metodológico permite estudar o ser humano como um ser cultural, contrapondo-se, assim, à visão naturalizada de homem, predominante na Educação Física.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Cultura; Etnografia; Educação Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )