SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Pesquisa qualitativa em educação física: possibilidades de construção de conhecimento a partir do referencial culturalUna educación de referencia femenina? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Rodrigo Torquato da. A formação de professores e os currículos praticados em um movimento de educação popular na Rocinha. Educ. Rev. [online]. 2008, n.48, pp.61-80. ISSN 0102-4698.

A proposta deste artigo é fazer um mergulho nas redes de ações coletivas que atribuem sentidos políticos e pedagógicos aos processos de sociabilidades na favela da Rocinha. Trata-se de uma pesquisa nos/dos/com os cotidianos de um movimento social de educação popular, o Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha (PVCR), situado em uma das maiores favelas da América Latina. O objetivo central deste texto é apresentar práticas pedagógicas tecidas no cotidiano do PVCR que forjam uma nova perspectiva de formação de professores, num contexto em que as hierarquias tradicionais da relação professor/aluno são quebradas e reinventadas a partir da potência emancipatória presente nos conflitos dos currículos praticados.

Palavras-chave : Educação Popular; Favela; Movimentos Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )