SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A formação de professores e os currículos praticados em um movimento de educação popular na RocinhaArtes de governar a infância: liguagem e naturalização da criança na abordagem de educação infantil da Reggio Emília índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FLECHA GARCIA, Consuelo. Una educación de referencia femenina?. Educ. Rev. [online]. 2008, n.48, pp.81-100. ISSN 0102-4698.

A educação das mulheres tem sofrido uma transformação em seus objetivos e no alcance de suas destinatárias; isso aconteceu em pouco mais de um século. São proporcionadas a elas novas oportunidades de vida e de atuação; mas, ao mesmo tempo, é exigido que renunciem a saberes e práticas importantes das quais as mulheres eram protagonistas; contribuições que apresentam elementos fundamentais à vida familiar e social. Um novo modo de compreender a aplicação do princípio da igualdade e do conceito de gênero como categoria de análise nos leva, hoje, a repensar o projeto escolar para que a diferença sexual feminina não desapareça dentro desse referente universal que é o masculino.

Palavras-chave : Educação; Mulheres; Diferença Sexual; Gênero; Igualdade; Genealogia Feminina; Co-Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )