SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Una educación de referencia femenina?Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Artes de governar a infância: liguagem e naturalização da criança na abordagem de educação infantil da Reggio Emília. Educ. Rev. [online]. 2008, n.48, pp.101-123. ISSN 0102-4698.

Este estudo faz uma análise da abordagem da Reggio Emília para a Educação Infantil. Assumindo uma posição pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, descreve a proposta italiana e anatomiza seus discursos. A utilização das ferramentas teórico-metodológicas possibilita determinar um espaço analítico - no qual os domínios da ética e da política se cruzam permanentemente - para entender como operam as modernas práticas de subjetivação, nessas experiências educativas destinadas a crianças de tenra idade. O exame breve e pontual da referida abordagem possibilita destacar vocabulários provenientes de campos claramente identificáveis para indicar suas articulações, filiações, compromissos. Pressupondo-se que é a linguagem que permite tornar determinada “porção da realidade” pensável, mostra-se como as palavras podem tornar inteligíveis as práticas sociais e expressar direções desejáveis para ali produzir intervenções.

Palavras-chave : Governamento da Infância; Reggio Emilia; Tecnologias do Eu; Manuais para Professoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )