SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Artes de governar a infância: liguagem e naturalização da criança na abordagem de educação infantil da Reggio EmíliaOs efeitos do FUNDEF nas políticas educacionais dos municípios mineiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ANDRE, Carminda Mendes. Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola. Educ. Rev. [online]. 2008, n.48, pp.125-141. ISSN 0102-4698.

Com a publicação da lei n. 9394/96, a arte integra-se ao currículo do ensino básico como área de conhecimento. Neste ensaio, problematiza-se essa nova condição da arte na escola, refletindo a particularidade da experiência artística em relação às outras disciplinas, de modo a não se descaracterizar o que é próprio dela. A partir do entendimento de que a presença da arte é provocadora de mudanças, busca-se observar aquilo que, na escola, é necessário “ser tocado” por ela. Esse olhar investigativo flagra uma cena de destruição, com problemáticas muito próximas daquelas expressas pelo teatro contemporâneo. Com isso, sugere-se aproximar a realidade escolar de formas do teatro pós-dramático, com o intuito de inventar espaços que possam vir a ser coletivos e que acolham o que se chamou de “trocas de intimidades”. Dessa aproximação, reitera-se o conceito de conhecimento como invenção, defendido por Michel Foucault, e detecta-se a necessidade de elaborar uma atitude docente que seja provocativa e crie ações educativas de tipo estratégico.

Palavras-chave : Teatro Pós-Dramático; Educação; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )