SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01Narrativas de nosso tempo: notas sobre a canção popular como experiência de formaçãoGrupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PEREIRA, Fátima  e  LOPES, Amélia. Ser criança e ser aluno: concepções das professoras do 1° ciclo do ensino básico. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.37-62. ISSN 0102-4698.

Apresentam-se dados parciais do projeto “As crianças são importantes: a reorganização curricular no 1º CEB e as concepções de infância dos professores”, que pretendeu conhecer as concepções de infância que emergem dos discursos dos professores sobre as suas práticas. Os resultados parciais revelam-nos concepções sobre a infância ambíguas e contraditórias, fazendo corresponder as possibilidades de expressão das subjetividades das crianças a seres que não parecem partilhar a mesma categoria social, quando se encontram fora e dentro do contexto escolar. A idealização sobre a infância e a sua relação com os princípios estruturantes da escolarização situam-se num domínio mais simbólico do que real e a sua distanciação relativamente às subjetividades das crianças e às práticas sociais escolares tem constituído um fator de sofrimento para as professoras e para os alunos.

Palavras-chave : Infância; Educação Escolar; Aluno/Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )