SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01Ser criança e ser aluno: concepções das professoras do 1° ciclo do ensino básicoO movimento da produção acadêmica sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CHALUH, Laura Noemi. Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.63-84. ISSN 0102-4698.

O presente artigo trata do trabalho desenvolvido por um grupo de formação instituído em uma escola de ensino fundamental da Rede Municipal de Campinas-SP, no período de 2004 a 2005, cujo objetivo foi a redefinição do trabalho com as classes de alfabetização. Uma das inquietações do grupo foi a não-aprendizagem de alguns dos alunos das primeiras séries no tempo que a escola seriada estipula. Em função disso, as professoras promoveram uma mudança significativa ao assumir a responsabilidade pela aprendizagem de todos os alunos dessas séries que precisavam de "outros tempos". Enfatizo, neste texto, a potencialidade do trabalho conjunto dessas professoras quando decidiram mudar a prática do reforço já instituída na escola, prática solitária professora-aluno. A prática coletiva do reforço estabeleceu novas formas de organização que possibilitaram aos alunos vivenciar o trabalho com outras professoras, bem como proporcionar-lhes a possibilidade de trocar olhares sobre um mesmo aluno.

Palavras-chave : Formação; Trabalho Coletivo; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )