SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01O movimento da produção acadêmica sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MAURICIO, Lúcia Velloso. A opção pelo magistério representada por professoras de ensino fundamental em memoriais. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.115-137. ISSN 0102-4698.

Este trabalho procurou elucidar a constituição de representações sociais por meio da memória social. Foram analisados 31 memoriais de professoras de 1ª a 4ª série como trabalho final em curso de atualização. Memórias pessoais têm como objeto a história de vida de cada um, mas são sociais pelo seu conteúdo. As professoras se distribuíram equitativamente entre efetivas e contratadas, com largo leque etário. As categorias emergiram dos memoriais por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram maior coesão nos relatos das professoras concursadas e perceptível preocupação com a renovação de contrato pelas não-efetivas. Em vez de representação social sobre o fazer docente, os depoimentos estavam ancorados na representação de aluno, responsável pelos obstáculos que se impõem à prática docente. Predominou a valorização do aprendizado prático: aprende-se trabalhando. Os memoriais indicaram que a opção pelo magistério se dá pela vocação, pela instituição formadora e pelas experiências iniciais de trabalho.

Palavras-chave : Representação e Memória Social; Formação de Professores; Opção pelo Magistério.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )