SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01Infancia, significante en falta de significaciónSaber leer, aprender a leer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LIMA, Glaucineia Gomes de. Criança: objeto a liberado?. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.203-218. ISSN 0102-4698.

Lacan (1968-69) abordou a criança como objeto a liberado. Assim, ela é capturada no gozo, drama em torno do qual a família se estrutura. Tais formulações são questionadas no texto que discute o lugar da criança como objeto de gozo nos tempos atuais. Parte-se da discussão sobre a sociedade da globalização, cuja lógica se orienta para a produção incessante de objetos de consumo, marcada pelo declínio dos ideais e o impulso ao hedonismo mortífero. O imperativo do consumo na sociedade globalizada não é sem consequências para a educação, que se guia pela lógica de educar para o mercado, empreitada que tem como efeito o fracasso escolar, um dos nomes do ‘mal-estar’ na educação. Desponta, entre educadores e educandos, apatia, tédio e indiferença no vazio em que parece ter se tornado o espaço escolar. Os efeitos de retorno do gozo incidem sobre o corpo das crianças, que é objeto de maus-tratos, violência, pedofilia e todo tipo de abusos. Assim, conclui-se questionando qual é o lugar para a escuta do sintoma, face ao imperativo de consumo e a ascensão do objeto, e as suas consequências para o apagamento da subjetividade da criança.

Palavras-chave : Criança; Sintoma; Gozo; Desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )