SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue01A educação clínica como metodologia pedagógica: investigação sobre a aplicação da psicanálise na área educacional em Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MRECH, Leny Magalhães  and  RAHME, Monica. A roda de conversa e a assembléia de crianças: a palavra líquida e a escola de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.293-310. ISSN 0102-4698.

Este artigo discute, inicialmente, alguns dos impasses da Educação Infantil contemporânea no Brasil, enfocando, em seguida, questões que emergiram em um projeto de Psicanálise e Educação Inclusiva desenvolvido em uma escola de Educação Infantil do município de São Paulo, envolvendo professores, alunos, pais, funcionários e equipe técnica. A metodologia utilizada foi a da Conversação, estabelecida por Jacques-Alain Miller (2005). O texto analisa algumas questões específicas que emergiram durante este trabalho, a partir de teorizações referentes à “palavra líquida” (MILLER, 2008) e de sua interface com a noção de “modernidade líquida” (BAUMAN, 2001). Por fim, problematizamos aspectos referentes à escolarização das pessoas com necessidades educacionais especiais, na atualidade, e sua relação com os processos de segregação e normalização.

Keywords : Psicanálise; Educação Inclusiva; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )