SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01A educação clínica como metodologia pedagógica: investigação sobre a aplicação da psicanálise na área educacional em Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

MRECH, Leny Magalhães  y  RAHME, Monica. A roda de conversa e a assembléia de crianças: a palavra líquida e a escola de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.293-310. ISSN 0102-4698.

Este artigo discute, inicialmente, alguns dos impasses da Educação Infantil contemporânea no Brasil, enfocando, em seguida, questões que emergiram em um projeto de Psicanálise e Educação Inclusiva desenvolvido em uma escola de Educação Infantil do município de São Paulo, envolvendo professores, alunos, pais, funcionários e equipe técnica. A metodologia utilizada foi a da Conversação, estabelecida por Jacques-Alain Miller (2005). O texto analisa algumas questões específicas que emergiram durante este trabalho, a partir de teorizações referentes à “palavra líquida” (MILLER, 2008) e de sua interface com a noção de “modernidade líquida” (BAUMAN, 2001). Por fim, problematizamos aspectos referentes à escolarização das pessoas com necessidades educacionais especiais, na atualidade, e sua relação com os processos de segregação e normalização.

Palabras clave : Psicanálise; Educação Inclusiva; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )