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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MRECH, Leny Magalhães  e  RAHME, Monica. A roda de conversa e a assembléia de crianças: a palavra líquida e a escola de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.01, pp.293-310. ISSN 0102-4698.

Este artigo discute, inicialmente, alguns dos impasses da Educação Infantil contemporânea no Brasil, enfocando, em seguida, questões que emergiram em um projeto de Psicanálise e Educação Inclusiva desenvolvido em uma escola de Educação Infantil do município de São Paulo, envolvendo professores, alunos, pais, funcionários e equipe técnica. A metodologia utilizada foi a da Conversação, estabelecida por Jacques-Alain Miller (2005). O texto analisa algumas questões específicas que emergiram durante este trabalho, a partir de teorizações referentes à “palavra líquida” (MILLER, 2008) e de sua interface com a noção de “modernidade líquida” (BAUMAN, 2001). Por fim, problematizamos aspectos referentes à escolarização das pessoas com necessidades educacionais especiais, na atualidade, e sua relação com os processos de segregação e normalização.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação Inclusiva; Educação Infantil.

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