SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Facetas da democratização: uma escola exigenteParceria intergeracional e formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GONZALEZ CARMENATE, Maricela; FERNANDEZ AQUINO, Orlando  e  VALDES PUENTES, Roberto. Perfil del profesor y de la clase universitaria en Cuba: resultados de un estudio de caso. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.02, pp.107-131. ISSN 0102-4698.

No presente artigo, traça-se o perfil do professor e da classe universitária com base nos documentos da política educativa do Ministério da Educação Superior de Cuba/MES-Cuba e, ainda, cotejam-se esses dados com os resultados de um estudo de caso realizado em três carreiras do Centro Universitário de Sancti Spiritus, nos anos letivos 2005-2006 e 2006-2007. O estudo focaliza o trabalho em sala de aula, por meio da observação de 165 classes, e se complementa com sondagens aplicadas a estudantes e professores. A discussão dos dados faz aflorarem as incongruências existentes entre a realidad do que acontece na aula e as propostas da política -incluindo o perfil do professorado-, e permite aos autores importantes consideraçõs sobre a classe e a necesidade de dar um salto qualitativo nesse privilegiado espaço institucional - tantas vezes desasistido-, no qual se concretizam as políticas, as práticas pedagógicas e a formação dos egressos.

Palavras-chave : Perfil do Professor; Classe Universitária; Políticas Educativas.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )