SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Perfil del profesor y de la clase universitaria en Cuba: resultados de un estudio de casoA redução ontológica do Homem à máquina em Marx: subsídios ao debate contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SARTI, Flávia Medeiros. Parceria intergeracional e formação docente. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.02, pp.133-152. ISSN 0102-4698.

O artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério.

Palavras-chave : Formação de Professores; Docência; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )