SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02As histórias e culturas indígenas e as afro-brasileiras nas aulas de matemáticaA avaliação da aprendizagem como um ato amoroso: o que o professor pratica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ARAUJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade e sua fruição no fenômeno do educar. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.02, pp.199-221. ISSN 0102-4698.

Apresento a Sensibilidade como estado de dis-posição dos sensos perceptivos (afeccionais e noéticos) em que corpo e espírito coexistem para a compreensão dos Sentidos do existir. Sensibilidade que se constitui desde os fulcros da Corporeidade, da Intuição, da Afetividade, do Mitopoético e da Razão-Sentido. Explicito o educar como ação teórico-vivencial que implica a fruição da Sensibilidade; como um rito vivo de iniciação aos saberes e sentires, aos Sentidos humanos. Por fim, propugno uma Pedagogia do encantamento que implica o jorrar do pathos criante, do ad-mirante, do espírito altaneiro; que envida laços de simpatia e de empatia; que conduz a fruição dos Sentidos pregnantes e anímicos.

Palavras-chave : Sensibilidade; Educar; Corporeidade; Afetividade; Intuição; Mitopoético; Razão-Sentido; Encantamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )