SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em MatemáticaQuietas e caladas: as atividades de movimento com as crianças na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MARIN, Andréia Aparecida  e  KASPER, Kátia Maria. A natureza e o lugar habitado como âmbitos da experiência estética: novos entendimentos da relação ser humano - ambiente. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.02, pp.267-282. ISSN 0102-4698.

A percepção que o ser humano tem da natureza e do espaço habitado é marcada pela imaginação, pela afetividade, pela memória e pela sensibilidade estética. O significado da experiência estética está presente tanto nas construções do lugar habitado quanto na contemplação dos ambientes preservados. No presente ensaio, propomos um caminho reflexivo que evidencia essa necessidade estética do humano, focando-a nas categorias natureza e espaços do cotidiano como âmbitos de vivência. Tecemos considerações sobre os possíveis significados da teoria estética para a educação ambiental. Para tanto, partimos do resgate de referenciais teóricos da fenomenologia e do campo da filosofia estética, que incluem Merleau-Ponty, Bachelard, Dufrenne e Quintás.

Palavras-chave : Experiência Estética; Educação Ambiental; Percepção Ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )