SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03A cultura da performatividade e a avaliação da pós-graduação em educação no BrasilNavegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VITELLI, Celso. Adolescências e identidades estéticas no cotidiano. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.43-74. ISSN 0102-4698.

Este artigo trata das transformações contemporâneas que vêm produzindo diferentes visões de importantes conceitos, entre os quais destaco os de cultura, consumo, estética, adolescência e arte. Faz-se a abordagem desses conceitos, relacionados entre si, tendo como centro da discussão o adolescente. O estudo procura trazer o cotidiano adolescente para o centro da cena, valorizando toda ação e fala como passíveis de investigação da adolescência, considerando a velocidade das mudanças que marcam o tempo e o espaço presentes. A investigação revelou um cotidiano no qual a adolescência é celebrada em nossa cultura, ao mesmo tempo em que é interpelada por uma sociedade fortemente voltada para o consumo, o que interfere na concepção de valores sociais e culturais, produzidos e reproduzidos constantemente.

Palavras-chave : Adolescência; Cultura; Cotidiano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )