SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitorExplorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

ALBERNAZ, Jussara Martins. Mapas de um percurso construído por crianças de 8 anos: interações e aprendizagens lógico-espaciais. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.103-121. ISSN 0102-4698.

Estudamos aprendizagens lógico-espaciais em atividades de construção de mapas realizadas por sete crianças de 8 anos, da segunda série de uma escola pública. Entre os teóricos que nortearam nossa investigação destacamos os da escola de Genebra (PIAGET; INHELDER,1947) e da escola russa (VYGOTSKY, 1989). Atividades lúdicas preparatórias envolveram representação de formas, montagem de quebra-cabeças, exploração de mapas, de plantas de imóveis, etc. A representação do caminho até a escola foi desenvolvida em três sessões. Crianças caminharam, discutindo e construindo individualmente um mapa. As ações foram filmadas. Após construção coletiva no quadro-negro, mediadas por educadores, os mapas individuais foram refeitos. As crianças desenvolveram capacidade notável de ler e representar mapas. A construção de conceitos espaciais e interações foram analisadas.

Palabras clave : Construção de Mapas por Crianças; Mediação e Aprendizagem Lógico-Espacial; Ensino e Aprendizagem da Geometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )