SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03Investigação em educação ambiental na América Latina: mapeando tendências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

HART, Paul. Em resposta a “Isto não é bom o suficiente”: reflexões sobre a pesquisa em educação ambiental no Canadá em contextos de expansão. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.159-190. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem o propósito de oferecer um panorama da pesquisa em Educação Ambiental, da perspectiva canadense, no contexto da América do Norte. Desse ponto de vista, procuro, embora de forma perigosa, representar alguns pesquisadores e educadores canadenses que trabalham com Educação Ambiental2 e que escrevem sobre suas atividades, especialmente aqueles que responderam ao meu pedido de ajuda para a articulação de ideias a respeito do que está acontecendo e do que podemos falar sobre direções e possibilidades para o futuro em relação às nossas investigações atuais. Reconheço minha posição relativamente privilegiada nesse processo e também as limitações desse tipo de representação. Aceitei então a responsabilidade de explorar territórios de investigação que, a meu ver, parecem capturar, embora com várias lacunas, algumas reflexões e ideias que têm sido produzidas recentemente entre pesquisadores canadenses. Reconhecendo o caráter oscilante dos discursos no legado histórico de questões conceitualmente controversas e direções variadas, tento simplesmente localizar trajetórias que sugerem lampejos e aberturas para pensar e debater o global e o local na pesquisa em Educação Ambiental, com base em minha perspectiva como pesquisador que vive e trabalha no contexto da educação e da Educação Ambiental canadenses.

Palavras-chave : Pesquisa em Educação Ambiental; Contextos de Pesquisa em Educação Ambiental; Educação Ambiental e Campos de Investigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )