SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03Em resposta a “Isto não é bom o suficiente”: reflexões sobre a pesquisa em educação ambiental no Canadá em contextos de expansãoMapeamento de tendências na produção acadêmica sobre educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GONZALEZ-GAUDIANO, Edgar  e  LORENZETTI, Leonir. Investigação em educação ambiental na América Latina: mapeando tendências. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.191-211. ISSN 0102-4698.

O presente artigo analisa a situação da pesquisa em Educação Ambiental na América Latina. Com destaque ao México e ao Brasil, também se mencionam descrições gerais da Colômbia, de Cuba, do Equador e da Venezuela. Apresentam-se os limitados avanços da pesquisa nessa área, marcada por um processo lento, com gradual posicionamento institucional acerca da Educação Ambiental regional. O surgimento da educação para o desenvolvimento sustentável, à exceção da Colômbia, não chegou a alterar esse processo, nem tampouco a criar novas e mais favoráveis condições de impulso à pesquisa numa perspectiva sociopolítica. Apesar disso, o artigo reporta avanços positivos em direção à pesquisa na Educação Ambiental, embora não se possam esperar resultados espetaculares a curto e médio prazos, a menos que se apresente uma mudança radical da atual situação, o que não se vislumbra neste momento.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Pesquisa; Produção Acadêmica; Tendências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )