SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03Investigação em educação ambiental na América Latina: mapeando tendênciasTendências dos artigos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PATO, Claudia; SA, Lais Mourão  e  CATALAO, Vera Lessa. Mapeamento de tendências na produção acadêmica sobre educação ambiental. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.213-233. ISSN 0102-4698.

Este trabalho procurou configurar o cenário das pesquisas apresentadas na área de Educação Ambiental - EA nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped, no período de 2003 a 2007, a partir da solicitação do grupo de EA da Anped (GT-22). Buscou-se, com isso, elucidar as tendências temáticas, teóricas e metodológicas na produção acadêmica sobre EA e compreender a diversidade que constitui esse campo de investigação e de ação pedagógica. Foram considerados 66 trabalhos apresentados nas cinco reuniões analisadas. Os resultados foram articulados considerando-se: evolução da temática; linha temporal associada à diversificação temática, teórica e metodológica; localização espacial; e articulação entre as áreas ambiental, de educação e de EA. Observa-se concentração da produção no eixo sul-sudeste do Brasil, predominância da abordagem socioambiental e de uma visão crítica da EA ao longo dos anos e ênfase na educação formal e no método qualitativo.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Tendências na Pesquisa em Educação Ambiental; Campo Socioambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )