SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03Tendências dos artigos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA)Horizontes de diálogo em educação ambiental: contribuições de Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MARIN, Andréia A.  e  LIMA, André Pietsch. Individuação, percepção, ambiente: Merleau-Ponty e Gilbert Simondon. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.265-281. ISSN 0102-4698.

Este trabalho trata da individuação e da percepção a partir de duas filosofias contemporâneas: os fundamentos fenomenológicos da percepção (Merleau-Ponty) e as relações entre percepção e individuação (Gilbert Simondon). Essas duas composições teóricas podem criar outros espaços de reflexão para as pesquisas em percepção ambiental. A percepção primordial, a importância da corporeidade como redescoberta do mundo vivido e a experiência estética que instaura os espaços de criação nas artes são categorias merleau-pontianas que permitem redimensionar os significados da relação humano-ambiente. O “diálogo” entre essas experiências de criação (discutidas por Merleau-Ponty) e os processos de individuação da/com a percepção (Simondon) pode suscitar novas abordagens de partida para estudos em percepção ambiental, inspirando novas possibilidades no domínio da Educação Ambiental.

Palavras-chave : Percepção Ambiental; Individuação; Experiência Estética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )