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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

PITANO, Sandro de Castro  y  NOAL, Rosa Elena. Horizontes de diálogo em educação ambiental: contribuições de Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.283-298. ISSN 0102-4698.

Dialogando interdisciplinarmente com referenciais teóricos da Geografia, da Educação e da Filosofia, buscamos contribuir com os debates em torno da “Educação Ambiental”, propondo novas perspectivas de análise ancoradas no pensamento político e pedagógico de Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire. Entendemos que, se o fator determinante para o esgotamento dos elementos vitais do meio geográfico e das condições de sustentabilidade da vida na terra é o resultado das relações estabelecidas entre os homens, em sistemas sociais culturalmente heterogêneos, precisamos modificar nossa perspectiva de análise diante dos problemas ambientais na educação. O foco passa a ser não mais a dinâmica ser humano x natureza ou, ainda, sociedade x natureza, e sim sociedade x meio geográfico, o que sugere uma educação “socioambiental”.

Palabras clave : Milton Santos; Paulo Freire; Rousseau; Educação Ambiental; Milton Santos; Paulo Freire; Rousseau; Environmental Education.

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