SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03Horizontes de diálogo em educação ambiental: contribuições de Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau e Paulo FreireEducação, meio ambiente e cultura: alquimias do conhecimento na sociedade de controle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

JIMENEZ, Susana  e  TERCEIRO, Emanoela. A crise ambiental e o papel da educação: um estudo fundado na ontologia marxiana. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.299-325. ISSN 0102-4698.

Este artigo está associado a uma pesquisa em andamento que examina, de forma mais ampla, os paradigmas e políticas educacionais emanados do Projeto de Educação para Todos, tendo como referência a perspectiva da ontologia marxiana. Sob esse prisma, intenta oferecer elementos críticos introdutórios quanto ao tratamento conferido de forma dominante à questão da crise ambiental e seus desdobramentos na educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, apresenta, em linhas gerais, o que de mais recorrente encontra-se sobre a problemática ecológica, revisitando acontecimentos expressivos da agenda ambientalista e pontuando, nesse contexto, o papel atribuído à educação. Com base nas contribuições de estudiosos atentos às relações entre ecologia, educação e o complexo da reprodução social, aponta para a superação da ordem vigente como condição imperativa de resolutividade dos problemas atinentes à sobrevivência da espécie humana, assim como da emancipação plena da humanidade.

Palavras-chave : Ecologia; Educação Ambiental; Ontologia Marxiana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )