SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número03A arte do encontro: a educação estética ambiental atuando com o Teatro do Oprimido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MENDES, Regina  e  VAZ, Arnaldo. Educação Ambiental no ensino formal: narrativas de professores sobre suas experiências e perspectivas. Educ. Rev. [online]. 2009, vol.25, n.03, pp.395-411. ISSN 0102-4698.

Este trabalho apresenta dados da dissertação de mestrado O Papel da Escola na Educação Ambiental: experiências e perspectivas de professores, na qual investigamos o que os professores consideram relevante para a abordagem de temas de Educação Ambiental (EA) na escola. Para tanto, levantamos e classificamos experiências e perspectivas de professores com relação à EA no ensino formal. No presente artigo, enfatizamos: (i) a estratégia metodológica que utilizamos nesse levantamento e (ii) a maneira como os saberes docentes permeiam as experiências e as perspectivas desses professores. Esta pesquisa, através da composição de um repertório de conhecimentos sobre educação ambiental em espaços formais de ensino, sinaliza a importância dos saberes docentes para a formação desses profissionais e para a pesquisa em educação ambiental.

Palavras-chave : Saberes Docentes; Narrativas; Grupo Focal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )